quarta-feira, 15 de junho de 2011

As causas das doenças segundo Paracelso

Theophrastus Bombastus, chamado Paracelso (1493-1541), foi um grande ocultista e determinou os seguintes Cinco Princípios, pelos quais surgem as verdadeiras causas das doenças:
1. PRINCÍPIO ASTRAL (ENS ASTRALE) - Baseia-se em realidades cósmicas, as causas são do tipo astral, ou causadas no corpo astral pessoal ou pelo mundo astral. Influências climáticas e infecções podem ser também incorporadas.

Efeito: Todos os vícios, epidemias, ódio, vida psíquica impura
Remédio: Autocontrole, auto-disciplina, bondade, amor, compaixão
Emoção: Simpatia/pensamentos (terra)
Cor/som: Amarelo/canto (boca)

2. PRINCÍPIO VENENOSO (ENS VENENI) - Surge dos venenos e envenenamentos do corpo humano, portanto uma desarmonia de impurezas, má alimentação, má respiração, todas as coisas contrárias à constituição da pessoa.

Efeito: Vida desregrada, drogas (ópio, cocaína, fumo, bebida)
Remédio: Cuidar de uma boa alimentação/homeopatia
Emoção: Tristeza/preocupação (ar)
Cor/som: Branco/choro (nariz)

3. PRINCÍPIO NATURAL (ENS NATURALE) - Fica na constituição natural (natureza) do homem. Você não pode fugir de si mesmo. As causas são predeterminadas, fixas. São doenças herdadas, que já vem com o nascimento. Não podem ser curadas com substâncias materiais, somente seu efeito pode ser amenizado.

Efeito: Todas as influências hereditárias
Remédio: Magnetismo e alopatia
Emoção: Medo (água)
Cor/som: Preta/gemido (ouvidos)

4. PRINCÍPIO ESPIRITUAL (ENS-SPIRITUALE) - As causas da doença são de origem mágica, originadas ou de espiritualidade estranha ou do próprio espírito, às quais fica submetida, sem a percepção do corpo e da alma. Compreende todas as doenças causadas por uma imaginação doentia e uma vontade mal dirigida, são as doenças psíquicas ou da idéia.

Efeito: Teimosia, vacilação, preocupações, obsessão, obstinações
Emoção: Raiva/zanga (madeira)
Cor/som: Verde/grito (olhos)

5. PRINCÍPIO DIVINO (ENS-DEI) - Só podem ser curadas quando o homem alcançou o amadurecimento através delas. Estas doenças são impostas com fins de purificação. O médico não pode fazer nada, é Carma.

Efeito: Carma leve, moderado, pesado
Remédio: Ser um mago para chegar até ao segredo da doença e reconhecer a hora certa para intervir
Emoção: Alegria (fogo)
Cor/som: Vermelho/riso (língua)
NOTA: Segundo ainda Paracelso as doenças são catalogadas da seguinte forma:

Do lado direito do corpo tudo é físico
Do lado esquerdo do corpo tudo é psíquico
Do lado da frente do corpo tudo é positivo (elétrico)
Do lado das costas do corpo tudo é negativo (magnético)
Doenças
Causas
(Pensamentos - Padrões negativos)
Cura
(Pensamentos - Padrões positivos)
Acidentes
Rebelião contra autoridade. Crença em violência, raiva
Paz e segurança. Eu amo e aceito tudo na vida
Acne
Não se aceitar; desamor de si
Eu me amo, eu me aceito onde eu estou agora. Eu sou maravilhoso
Adenóides
Atritos familiares, discussões. Criança se sente mal querida
A criança é querida e bem-vinda
Alcoolismo
Sentimentos de futilidade, inadequação, culpa e auto-rejeição
Eu relaxo o passado. Eu tenho valor. Eu me amo e me aceito agora
Alergias
A quem você é alérgico? Falso ego e sensibilidade
Eu estou em Paz. O mundo é seguro e amigo
Amigdalite
Emoções reprimidas e medo; raiva reprimida
Nada impede o bom em mim. Eu permito a liberdade de expressão, das idéias divinas, que fluem e ganham significado em mim
Anemia
Falta de prazer; desinteresse da vida
Meu mundo é cheio de alegria e estou interessado em tudo
Apendicite
Medo da vida; bloqueio do fluxo das sensações
Alegria; eu relaxo e deixo minhas sensações fluírem
Arteriosclerose
Resistência; tensão; abertura mental estreita
Eu estou completamente aberto para a vida e a alegria. A vida é boa
Artrite
Amargura, ressentimento, crítica, sentimentos de desamor
Amor e perdão. Eu deixo os outros serem eles mesmo. Eu sou livre
Asma
Super sensibilidade; amor sufocado; supressão do choro, sentimentos sufocados
Eu sou livre. Eu me encarrego da minha própria vida. Eu posso expressar meus sentimentos como eles são
Ataques, golpes, congestão
Rejeição da vida; auto-violência, resistência extrema
Eu aceito a vida passada, presente e futura. Vida e alegria
Bexiga (problemas)
Ansiedade; resistência contra novas idéias
Eu abandono o passado, despreocupo me do futuro. Eu aceito o que é novo, agora
Boca (problemas)
Incapacidade de engolir idéias; fixação de opiniões e mente fechada
Eu dou boas-vindas a idéias e conceitos novos
Bronquite
Ambiente familiar inflamado
Paz. Ninguém consegue irritar-me
Bursite
Raiva reprimida, vontade de bater em alguém
Eu relaxo a raiva de maneira que ela não cause mal. O amor relaxa
Câimbras
Tensão; segurar-se; oprimir-se
Eu relaxo e deixo a vida fluir
Câncer
Profundos segredos ou aflições corroendo o Eu; retenção longa dos ressentimentos; ferimentos profundos
Não existem segredos. Eu deixo que o passado se vá. Meu presente é preenchido com alegria
Catarata
Futuro pouco claro; inabilidade de ver a frente
Eu sou livre. A vida é eterna e cheia de alegria
Ciática
Medo do dinheiro e do futuro
Eu me movimento no melhor de tudo. Meu bem está em todo lugar e eu estou seguro
Cisto
Crescimento falso; fomentação de choques e machucados emocionais
Eu dissolvo velhas raivas. Nada pode ferir-me
Coceira
Desejos insatisfeitos, remorso; punição e culpa
Tudo que eu precisar estará sempre aqui. Eu aceito tudo de bom sem sentimentos culposos
Colesterol
Entupimento dos canais do prazer; medo de aceitar o prazer
O prazer é normal. Meus canais estão largamente abertos. Eu amo a vida
Colite
Pais superexcitados; opressão, menosprezo; necessidade de afeto
Eu sou livre-pensador. Eu estou em paz na minha mente
Contensão, (machucaduras, esgotamento)
Pequenos impactos da vida
Não existe razão para eu bater na vida. Eu estou agindo com amor
Coração
Problemas emocionais sérios longamente suportados; falta do prazer, rejeição da vida. Crença nas pressões e no esforço
Alegria, alegria, alegria, amor e paz. Eu prazerosamente aceito tudo na vida
Corcunda
Raiva atrás de você, ressentimento conservado
Eu vejo o passado com alegria. Ninguém jamais me fez mal
Crescimento
Nutrir ferimentos emocionais, falso senso de valores e orgulho
Perdão. Eu amo a mim mesmo. Não irei fazer-me mal
Dedos
Super exagerar os detalhes da vida (unhas- super analisar)
Eu relaxo conscientemente de que a sabedoria da vida cuida dos detalhes
Defeitos de nascença
Necessidade de reencarnação; você pediu para vir assim
Não se sinta culpado. Você e seus pais, têm algo a aprender
Dentes
Sustentar longas indecisões; incapacidade de derrubar idéias por análise ou decisão
Eu faço minhas decisões baseado nos princípios da verdade e fico seguro com o resultado
Deslocamento de disco
Indecisão; não se sentir emocionalmente amparado pelos outros
Eu sou corajoso e independente. Eu sou amparado pela vida
Desmaios
Medo; não poder conviver ou enfrentar; apagar-se de tudo
Eu tenho poder, força e conhecimento para lidar com tudo na vida
Diabetes
Profundo sentimento de mágoa; falta de açúcar na vida
Eu permito que a vida seja gostosa. Eu deixo o passado ser apenas passado. Eu aceito que o prazer e a alegria sejam as bases da minha vida
Doenças venéreas
Culpa sexual; crença de que os órgãos genitais são pecaminosos e sujos; necessidade de punição
Eu amorosa e prazerosamente aceito minha sexualidade e sua expressão. Não há culpa sem punição
Dor
Congestão, bloqueio; crença em barreiras; punição, culpa
Eu descanso minha necessidade de punição. Eu deixo a vida fluir
Dor de Cabeça
Tensão, revolta, contrariedades emocionais. Sentimentos feridos
Paz, amor, alegria, relaxamento. No meu mundo tudo está bem
Dor de ouvido
Raiva; não querer ouvir
Eu ouço com amor e prazer. Sempre escuto o bom de tudo
Edema
Super sensibilidade, individualidade machucada. Personalidade ferida
Eu sou seguro, ninguém ameaça minha individualidade
Enjôo de carro
Medo-dependência, sentimento de ser pego em armadilhas
Eu ando facilmente no tempo e espaço. Não existe o medo
Enjôo do mar
Medo; medo da morte
A vida continua. Não existe a morte. Somente mudanças
Enlouquecer
Reter amor e consideração
Eu respondo à vida, reparto meus sentimentos e meu amor. Eu sinto... eu amo...
Envelhecer
Crença social; velhos pensamentos
Eu me amo e me aceito em todas as idades; cada idade é perfeita. Eu sou espírito. Eu sou eterno
Enxaqueca
Resistência ao fluir da vida; medos sexuais. Desperdícios emocionais
Eu descanso no fluxo da vida. Deixo-a fluir através de mim
Epilepsia
Rejeição da vida; sensação de perseguição; violência contra si
Eu amo a mim mesmo e a toda a vida. A vida é uma eterna alegria
Esclerose múltipla
Dureza mental, coração endurecido, vontade de forra; inflexibilidade
Eu não tento me controlar. Eu me solto com alegria na vida
Espinhas
Crença na feiúra, culpa, ódio de si
Eu não propago pensamentos feios. Eu amo todo o meu corpo. Não há culpa
Estômago (problemas)
Incapacidade de assimilar idéias. Medo de novas idéias
Eu assimilo novas idéias facilmente. A vida concorda comigo
Excesso de peso
Insegurança; auto-rejeição; procura de amor. Medo de perda, sufocar sentimentos
Eu me aceito e me amo como eu sou. Eu sou sempre seguro no espiritual
Face (doenças)
Representa individualidade, reconhecimento
Reconheço meus verdadeiros valores. Minha individualidade
Fadiga
Resistência, aborrecimento; falta de amor pelo que faz
Estou entusiasmado com a vida. Cheio de Energia
Febre
Queimar-se com alguém ou algo; raiva
Eu sou calmo, exprimo amor e paz

Febre do Feno
Congestão emocional; confusão nas crenças; medo do moralismo
Eu nego qualquer moralismo. Eu sou uno em tudo na vida

Gagueira
Insegurança; falta de auto-expressão
Eu me permito falar por mim. Eu me comunico com amor

Garganta
Repressão de raiva; ferimentos emocionais engolidos
Eu me expresso com alegria. Ninguém pode ferir-me

Gastrite (gases)
Reter idéias indigestas; sufocar o ar por medo
Eu deixo a vida fluir através de (gases) mim

Gengivas (problemas)
Inabilidade de levar avante as decisões uma vez que elas sejam tomadas
Eu sou uma pessoa decidida. Eu deixo-me ir pela vida

Glândulas (problemas)
Desequilíbrio; falta de ordem; distribuição insuficiente
Eu estou em equilíbrio total. Meus sistemas estão em ordem

Glaucoma
Pressão emocional por sustentar por longo tempo sentimentos feridos
Ninguém pode jamais me ferir. Eu vejo com amor e ternura

Gota
Impaciência, raiva, dominação
Eu deixo o ego e sentimentos de superioridade irem-se. Deixo os outros serem o que são

Gripe
Respostas a negatividade e crença geral; medo, crença em estatísticas
Eu não sou governado pelas crenças de grupos ou preconceitos. Eu sou livre de todas influências

Hemorróidas
Carga, pressão, tensão, medo de deixar acontecer
Eu descanso todo o peso e as cargas. Eu vivo na alegria do presente

Hepatite
Medo, raiva, ser odiado. O fígado é o local da raiva e emoções primitivas
Eu deixo ir agora tudo que não preciso mais, minha consciência esta limpa, cheia de vida

Hérnia
Carga, resistência mental, autopunição; raiva; expressões criativas incorretas
Minha vida é calma e harmoniosa. Eu me amo com ternura

Herpes
Prolongada suspensão nervosa
Estou descansado de todos os meus pensamentos e de todas atividades. Que a paz esteja comigo

Hipoglicemia
Desequilíbrio no sistema
A aceitação do prazer equilibra o meu sistema

Impotência
Pressão sexual, tensão, culpa; crenças sociais; rancor contra um antigo parceiro
Eu permito que todo poder dos meus princípios sexuais opere com facilidade e prazer

Inchaços (verrugas)
Auto-rejeição, medo, falta de amor
Eu só adiciono amor em mim. Nada terá mais poder em mim

Indigestão
Medo, ansiedade, pavor
Eu recebo o novo e assimilo

Infecções
Irritação, raiva, chateação
Nada tem o poder de irritar-me. Eu sou pacífico e harmonioso

Insanidade
Escapismo, recolhimento; violenta separação da vida. Ressentimentos familiares
Minha mente sabe sua verdadeira identidade e eu sou um ponto criativo da expressão divina

Insônia
Tensão, culpa, medo
Eu descanso do dia e mergulho num sono perfeito, pacífico

Laringite
Medo de verbalizar opiniões; raiva. Ressentimento da autoridade
Eu posso falar por mim. Eu me expresso livremente

Mãos
A habilidade de segurar e deixar as idéias escaparem; medo de novas idéias
Eu lido com todas as idéias com amor e facilidade

Mau hálito
Atitudes podres, pensamentos estúpidos
Eu falo com amor. Eu expiro o que é bom

Menopausa
Medo de não ser mais querido, auto-rejeição. Modo de envelhecimento
Eu sou equilibrado em todos os ciclos da mudança, abençôo meu corpo com amor

Nervos e nervosismo
Comunicação, luta, pressa; medo, ansiedade. Pensamentos confusos
Eu estou na interminável jornada pela eternidade. Que a paz esteja conosco. Não existe nenhum lugar para o qual devamos nos apressar

Olhos (problemas)
Não gostar do que vê em sua vida. Medo do futuro; não ver a verdade
Eu vejo com olhos amorosos, eu vejo, a verdade, eu vejo claramente

Ombros
Suportar carga, excesso de carga
A vida é alegria e liberdade; tudo o que aceito é bom

Ossos (problemas)
Rebelião contra a autoridade (os ossos são a estrutura do universo)
Eu estou em paz com a autoridade. Em meu mundo, sou minha própria autoridade

Paralisia
Medo, escapismo, resistência, choque
Eu sou uno com a vida. Eu bendigo minhas experiências

Pele (problemas)
Sentir-se ameaçado na individualidade; falta de segurança, impaciência; assadura; maneira de ganhar atenção
Eu aceito minha individualidade. Eu sou emocionalmente seguro. Eu ganho atenção de maneira positiva

Pernas (problemas)
Medo do futuro (as pernas carregam você para frente)
Eu me movo com confiança e alegria

Pés (problemas)
Medo do futuro
Eu paro na verdade. Vou adiante com prazer. Tenho compreensão espiritual

Pescoço (problemas)
Inflexibilidade, recusa em ver outros lados da questão; teimosia
Eu sou flexível. Aceito outros pontos de vista

Pneumonia
Desespero; cansaço da vida, preocupações emocionais; distúrbios internos
Eu recebo livremente idéias divinas, impregnadas com o hálito da vida

Pressão sangüínea
ALTA: manter por longo tempo problemas insolúveis; BAIXA: depressão, mágoa, derrotismo, raiva
ALTA: eu sou alegria e deixo o passado dissolver-se. BAIXA: eu vivo com mais alegria agora; a vida é alegria

Prisão de ventre (intestinos)
Recusa de relaxar sobre velhas idéias; mesquinhez
Eu relaxo o passado, generosamente permito que a vida flua através de mim

Próstata (problemas)
Desistência, derrotismo sensualidade excessiva com sentimento de culpa; crença na velhice
Eu aceito minha masculinidade; eu sou eternamente poderoso. Sexo é prazer

Psoríase (pele)
Insegurança emocional
Eu sou pacífico e seguro. Eu estou em paz com tudo na vida

Pulmões
Medo de receber e dar-se à vida
A respiração flui através de mim

Quadris (problemas)
Medo de ir avante em decisões importantes
Sigo com alegria, amparado e sustentado pelo poder da vida

Queimaduras
Raiva; queimar-se com os outros
As pessoas não tem poder contra mim. Eu tenho paz no meu ambiente

Raquitismo
Desequilíbrio emocional; falta de amor e segurança
Eu sou seguro e nutrido pelo amor do Universo

Resfriados
Confusão, desordem, pequenos machucados; família e crenças estereotipadas
Eu sou livre-pensador; estou em paz com minha mente

Retenção (líquidos)
O que é que você tem medo de perder?
Eu descanso com alegria, e espontaneidade

Reumatismo
Falta de amor; ressentimento; amargura crônica; vingança
Eu tenho compaixão com os outros e comigo. Eu aceito sentimentos prazerosamente

Rins (problemas)
Crítica, sensibilidade, desapontamento
Eu vejo somente o bom em tudo. Ações corretas sendo tomadas. Eu estou realizado

Roer unhas
Separação dos pais, pedaço de si que se recalca
Eu sou indivíduo criativo. Aceito, sou seguro em minha maturidade

Sangue (problemas)
Falta de alegria; faltas de circulação das idéias; pensamentos estagnados
Alegria. Com alegria as novas idéias circulam livremente

Sinusite
Presença de pessoa que o irritam
Ninguém tem o poder de me irritar a menos que eu permita. Paz e harmonia

Surdez
O que você não quer escutar? Rejeição, teimosia, isolamento
Eu escuto Deus. Eu escuto o prazer e a vida, sou parte dela

Tórax (cisto)
Super dimensão de atitudes e propósitos na vida. Super proteção
Eu sou livre e permito liberdade a todos

Tosse
Nervosismo, amolação, crítica
Me expresso pacificamente e falo com amor

Tuberculose
Egoísmo; possessão; crueldade
Eu não me sufoco na vida. Meus pensamentos desenvolvem ótimas idéias. Todos momentos da vida são cheios de sentido

Tumor
Crescimento falso; ferimentos e choques emocionais
Descanso e perdão. O amor dissolve ferimentos

Tumor no cérebro
Crenças incorretas computadas; teimosia; recusa em mudar os velhos padrões
Tudo na vida é mudança. Meus padrões são sempre novos

Úlceras
Algo se corrói em você; ansiedade, medo, tensão. Crença em pressões
Nada pode irritar-me; sou pacífico, calmo e feliz

Urinar na cama
Medo dos pais (normalmente do pai)
Amor, compreensão e compaixão

Urticária
Pequenos medos escondidos; exagero de pequenos problemas
Eu estou em paz com as pequenas coisas da vida

Vaginite
Culpa sexual; sentimento de perda de alguém ou algo amado
As formas e as vias podem mudar. O amor nunca se perde. Todas as partes do meu corpo são bonitas

Varizes
Negatividade, resistência; remoer emoções; sustentar um trabalho que você odeia; circulação entravada, atulhada de idéias; desencorajamento
Eu me movimento e vivo com prazer. Eu amo a vida e circulo livremente

Vesícula (pedras na)
Amargura; pensamentos dolorosos que você não encontra meios de evitar
Jubilosamente deixo o passado ir-se. A vida é boa. Eu sou bom

Sem comentários:

Enviar um comentário