terça-feira, 21 de junho de 2011

Auriculoterapia


A Auriculoterapia consiste na utilização do pavilhão auricular com fins terapêuticos. Este emprego da aurícula é explicado pela enervação muito rica e pelas múltiplas conexões que ela apresenta com o sistema nervoso central.

Em 1957, em França, o Dr. Paul Nogier, médico, investigou a utilização de pequenas cauterizações na orelha para o tratamento de muitas doenças, descobrindo assim pontos curativos. Divulgou trabalhos que mostram a relação entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, relatando casos clínicos e os bons resultados obtidos.

Os pontos auriculares são regiões específicas do pavilhão auricular que repercutem a actividade energética e funcional de todas as partes do corpo humano. Cada ponto do corpo possui uma correspondência auricular. Estes pontos não são evidentes no indivíduo são. Quando há um desequilíbrio fisiológico o ponto correspondente torna-se visualmente alterado e doloroso e pode ser detectado.

A terapêutica consiste em estimular os pontos dolorosos do pavilhão por agentes físicos (massagem, punctura). A partir de um mecanismo reflexo é possível obter uma modificação das perturbações apresentadas na periferia, tratando-se a origem do distúrbio.

Sem comentários:

Enviar um comentário